COMENTÁRIO DO CRESSGO SOBRE ARTIGO DM 31/03/2010

Recebi email do CRESSGO sobre comentário do Artigo publicado no DM do 31/03/2010, coluna opinião do leitor, vejam:

Em 3 de abril de 2010 12:12, Conselho Regional de Serviço Social - CRESS Goiás escreveu:


- Ocultar texto das mensagens anteriores -





Prezado Orcenir,







Registramos o envio de seu artigo, publicado no Diário da Manhã, parabéns ficou muito interessante, desde já, agradecemos pelo respeito à essa profissão, no sentido de destacar nossa participação efetiva no processo de fortalecimento do SUS, em especial no município de Goiânia-Goiás.



Consideramos que veio em um momento oportuno, pois enfrentamos inúmeros desafios, a Secretaria não nos reconhece como profissional de saúde, de forma discriminatória e injusta nos exclui, e ainda, cerceia nosso direito de participar do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) elaborado por uma Comissão, em 2009, só assinado recentemente pelo Prefeito Iris Rezende e enviado à Câmara dos(as) Vereadores(as).



Reunimos com o prefeito Paulo Garcia[1], no dia 31/3/2010, às 17:30, para discutir o PCCV/SMS, aguardamos quase o dia todo, exceto no intervalo de 12h às 15h, nessa empreitada contamos com representantes das(os) Trabalhadores(as) por meio da presidência do Sindsaúde e outros, bem como a presença efetiva do Deputado Mauro Rubem.



No momento, entregamos documentos - parâmetros de atuação do Serviço Social na Saúde, contextualização de nossa atuação no SUS, Código de Ética, Lei de Regulamentação e outros.



Na oportunidade, nos manifestamos em nome do Conselho Regional de Serviço Social, 19ª Região-Goiás: "Goiânia, o único município/capital da federação que reproduz esse equívoco, há mais de 15 anos tentamos supera-lo, trata-se de uma atitude discriminatória, injusta, pois o Serviço Social é uma profissão que atua em todas as políticas Sociais - Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Habitação, Previdência e outras. Além do mais o Ministério da Saúde paga diversos procedimentos mediante a participação da(o) Assistente Social, a exemplo da Tabela Sia/SUS. Somos requisitados a participar em vários programas e projetos, alguns, são exigências e ou condições de pagamento/remuneração pelos Serviços".



Lamentamos e contrapomos essa concepção retrógrada, eles haviam excluído o artigo 34, apresentaram uma nova forma de parcelamento, bem como incluíram os profissionais de medicina, em outra tabela, com valores superiores, aos demais profissionais de saúde, não temos que discutir o mérito, o que questionamos é a atitude que expressa corporativismo, despolitização, falta de consciência par si e individualismo, bem como contrapõe a luta coletiva, rumo ao atendimento dos interesses mais gerais da classe trabalhadora. Esse posicionamento não é personificado, nem tão pouco é contra a sua profissão, a qual registramos nosso respeito e consideração.



Apesar de reconhecer os avanços, empreendidos nesses últimos anos, em Goiânia, observamos uma concepção de Política de Saúde, já superada, apenas como ausência de doença. Daí, indagamos, onde fica a interdisciplinaridade? Anexo, documento Parâmetros do Serviço Social de atuação na Saúde, para seu conhecimento.



Destaca-se ainda, que o objeto do Serviço Social são as múltiplas expressões da questão social, elementos essenciais ao desenvolvimento e emancipação social, ao exercício da cidadania. Onde fica a garantia do acesso aos serviços que efetivam os direitos sociais - alimentação, habitação, terra, educação, esporte, lazer, cultura e outros - determinantes resultantes da Saúde, como prevê a Lei 8.080/1990 (Brasil, 1990)?



Em nome de aproximadamente 4 mil assistentes sociais que repudiamos essa atitude discriminatória, infelizmente não temos acesso à mídia, desta forma nos expressamos e utilizamos outros meios de comunicação para oficializar nosso descontentamento.



Diante do exposto, contamos com a vossa valiosa contribuição no sentido de contrapor essa tendência e superar esses desafios, no âmbito do SUS, no município de Goiânia. Vamos junt@s rumo à construção de outro projeto societário. Em defesa da participação da riqueza socialmente produzida em Goiás e no Brasil!



Mais uma vez, muito obrigada por ter partilhado seu artigo. Valeu pela sua reflexão significativa ao movimento em defesa do SUS em Goiás.







Atenciosamente,







Neimy Batista da Silva[2]



Conselheira Presidente



CRESS 19ª Região-Goiás







Obs. Rodrigo Viana, por favor, guardar o artigo do médico pediatra - ORCENIR ITACARAMBI - publicado no Diário da Manhã, no arquivo virtual e impresso do CRESS. Bem como, elabore uma nota para divulgar na Página Eletrônica do CRESS